Meu primo veio me perguntar quais filmes clássicos eu indicaria para ele assistir. Bom, quando falamos de clássicos já vêm em mente filmes em preto e branco da década de 40, certo? Pensando nisso, resolvi por aqui alguns filmes obrigatórios e clássicos que, pessoalmente, são o ápice dos roteiros, direções, atuações de Hollywood. Minha lista vai por ordem de gosto:
1.Casablanca (1942)
Filme muito conhecido pela sua fotografia, filmado em preto e branco no ano de 1942, conta uma história de amor durante o período da 2ª Guerra Mundial. É um drama que não faz chorar, e um romance que não dá cárie. A atuação do Humphrey Bougart é boa, mas quem rouba as cenas é Ingrid Bergman. Com uma beleza 'noir', e uma voz suave ela mostra com elegância e paixão, a força da única personagem feminina. É um roteiro que mistura guerra, romance, drama e suspense na medida certa.
Mas, lembre-se que, na época em que o filme foi feito, as atuações eram mais teatrais que hoje em dia, e muitas ações/citações são sub-entendidas. É um dos poucos filmes que foram feitos na época da guerra e que trata da guerra. Feito para um público que por estar vivenciando uma guerra, gostava de ir ao cinema para entrar em outro mundo, onde a violência não existia e se, exista, não era brutal como na realidade.
2. E O Vento Levou... (1932)
Está aí um filme que ou você ama ou você odeia. O filme conta a história da personagem-antagonista-imortalizada Scarlet O'Hara. No início do filme, ela é uma garota mimada e orgulhosa, que vivencia a destruição de sua fortuna e terra, na Guerra Civil Norte-Americana, e acaba por enfrentar muitos desafios para re-erguer não só a si mesma, como a sua família e alguns amigos e, consequentemente, ter de volta a terra que tanto ama e defende, Tara. No meio do drama todo, há muitos romances vividos pela personagem de Vivian Leigh, mas o principal é o que ela vive com Rett Butler, personagem vivido por Clark Gable (o galã da época). Rett e Scarlet brigam do começo ao fim, é o talvez, típico "amor e ódio", que todos sabem estar presentes nos romances atuais.
É um filme que é considerado o melhor épico, maior bilheteria e etc, e ainda assim várias pessoas ficam relutantes em assistir. Não fique! Apesar de ser um filme longo (4 horas sem pausa), e com tragédias um pouco 'exageradas', ver como a protagonista evolui, os efeitos que o filme possui (para fazer a cidade queimando, eles realmente atearam fogo no set) e a grandeza que ele proporciona (a cena dos campo dos feridos da guerra foi feita com mais de 3000 figurantes e filmada com a ajuda de um guindaste) provocam emoções semelhantes aos das pessoas, que em 1932, assistiram esse filme no cinema. E que no fim, me faz pensar: "Por que não há mais filmes tão bons, como os de antigamente?"
3. Assim Caminha A Humanidade (1956)
Filme mostra a história de 3 gerações de uma família: a mudança em suas vidas e a construção da riqueza perante a indústria do petróleo. O casal principal é protagonizado pela Elizabeth Taylor (linda, óbvio) e Rock Hudson (lindo, óbvio), que estão em suas melhores atuações, Rock Hudson foi indicado a Melhor Ator, juntamente com James Dean, por esse filme. É um filme épico, com grandes locações, roteiro bem escrito e dirigido, e atuações menos teatrais que outros épicos. Mas o que faz Assim Caminha A Humanidade diferente, é mostrar a evolução de todos os personagens durante suas vidas, ou seja, é um filme que vai além de um período ou acontecimento na vida de suas personagens, mostra a constituição de família, mudança de pensamentos e atos, e a diferença entre gerações da época, diferenças entre 'pais e filhos' que não são muito diferentes dos 'pais e filhos' de hoje.


3 comentários:
Minhas três sugestões são musicais, que eu adoro e felizmente estão voltando:
-Sete noivas para sete irmãos
-Noviça Rebelde e
-Picollino.
Mesmo para quem não aprecia o genêro, vale a pena conferir...
Vergonha... desses eu só vi Casablanca...
Meu Top 3 de clássicos do cinema falado norte-americano (tenho que ser bem específica para escolher só 3) seriam:
1- Cidadão Kane
2- Cantando na Chuva
3- Casablanca
Agora que percebi: dá para minha lista acima ser ainda mais específica. "Top 3 clássicos do cinema falado norte-americano com os títulos em português começando com a letra C"
Postar um comentário