Que os filmes clássicos infantis da Disney, são baseados em estórias/mitos/lendas de culturas distintas, todos sabem. Tambem se sabe, que muitas dessas estórias sofrem radicais mudanças nas mãos da Disney, como alguns finais felizes, mensagens subliminares e etc. Tendo isso em mente fui pesquisar sobre alguns desses contos e ver o que foi mudado dos contos para os filmes. Por exemplo, o Pinóquio mata o Grilo falante, a Bela é uma princesa, a Ariel perde a língua (não a voz), não fica com o princípe e morre no final (ai q triste né?), Branca de Neve já foi meio confuso, porque a original mesmo, não se sabe se a madrasta tenta matá-la ou se as 2 irmã dela tentam matá-la. Mas se sabe, que originalmente Branca de Neve adormece por causa de um anel.

Entre uma pesquisa e outra no wikipédia, descobri a lenda de Mulan (ou Hua Mulan), que surgiu lá pelo século VI em um poema intitulado The Ballad Of Mulan (A Balada de Mulan), achei o poema em inglês - http://en.wikipedia.org/wiki/Hua_Mulan -, e dei uma traduzida com a ajuda de um dicionário, mas quem sabe inglês, eu aconselho a ler no site.

A Balada de Mulan

"Mulan acena da janela.
Nós não ouvimos o som das lanças
Ouvimos somento os suspiros das mulheres

"Agora me diga garota, quem está em seu coração?
E quem está em sua mente?"
"Não há alguém em meu coração
Não há alguém em minha mente"

Na noite passada eu vi a lista de recrutamento
Os Khan chamam todas as tropas

O exercito traz a lista em doze (rolos de) pergaminhos
Cada pergaminho com o nome de cada patriarca
Meu pai não tem filho mais velho
Mulan não tem irmão mais velho

"Gostaria de comprar cavalo e armamento
E lutar nas guerras por meu pai"

No Leste comprou um belo cavalo
No Oeste comprou cobertor e um sela
No Sul comprou arreios e rédeas
No Norte comprou um chicote

Ao entardecer despediu-se
E acampou no Rio Amarelo
Não ouviu seus pais chamando-a
Ouviu apenas a triste lamentação

Do cavaleiro turco no monte Yan.
Ela cavalgou milhas até a batalha.
Voou por caminhos fortificados

O vento do Norte leva o som das marchas
E uma luz fria brilha em sua armadura
Após muitas batalhas o general morre.
Após dez anos as tropas voltaram para casa.

Ela voltou e conheceu o Imperador
O Imperador sentou no salão da luz
Por seus atos, sua posição (social) subiu doze graus*
Recebeu recompensas.*

O Khan perguntou-a o que ela desejava
"Eu não almejo ser conselheira real
Apenas emprestem-me um rápido camelo
Para voltar para casa."

Quando os pais ouviram que sua filha havia retornado
Voltaram da cidade apoiando-se
Quando suas irmãs ouviram que a primogênita havia retornado
Se aprontaram de rouge na janela
Quando o irmão soube que sua irmã mais velha havia retornado
Afiou sua faca e preparou porcos e ovelhas

Então, Mulan abriu a porta leste da sala
Sentou em sua cama, no seu quarto a oeste

Tirou sua armadura
E vestiu a saia que costumava usar
Abriu as fechaduras emperradas da janela*
Se maquiou no espelho
E foi até o portão ver seus companheiros

E todos se surpreenderam
"Nós marchamos juntos por doze longos anos"
E você nunca soube que Mulan era uma mulher.

A lebre macho tem patas de pulo nervoso *
Os olhos da lebre fêmea vagam.
Mas quando duas lebres correm lado a lado
Quem pode dizer qual é macho e qual é fêmea?."


Onde tem * é pq a tradução não é confiável.


Aqui tem o link de outras estórias:
http://en.wikipedia.org/wiki/Snow_White - Branca de Neve
http://en.wikipedia.org/wiki/Beauty_and_the_Beast - Bela e a Fera
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Little_Mermaid - Pequena Sereia


Bjinhos ^^




Meu primo veio me perguntar quais filmes clássicos eu indicaria para ele assistir. Bom, quando falamos de clássicos já vêm em mente filmes em preto e branco da década de 40, certo? Pensando nisso, resolvi por aqui alguns filmes obrigatórios e clássicos que, pessoalmente, são o ápice dos roteiros, direções, atuações de Hollywood. Minha lista vai por ordem de gosto:



1.Casablanca (1942)


Filme muito conhecido pela sua fotografia, filmado em preto e branco no ano de 1942, conta uma história de amor durante o período da 2ª Guerra Mundial. É um drama que não faz chorar, e um romance que não dá cárie. A atuação do Humphrey Bougart é boa, mas quem rouba as cenas é Ingrid Bergman. Com uma beleza 'noir', e uma voz suave ela mostra com elegância e paixão, a força da única personagem feminina. É um roteiro que mistura guerra, romance, drama e suspense na medida certa.


Mas, lembre-se que, na época em que o filme foi feito, as atuações eram mais teatrais que hoje em dia, e muitas ações/citações são sub-entendidas. É um dos poucos filmes que foram feitos na época da guerra e que trata da guerra. Feito para um público que por estar vivenciando uma guerra, gostava de ir ao cinema para entrar em outro mundo, onde a violência não existia e se, exista, não era brutal como na realidade.



2. E O Vento Levou... (1932)


Está aí um filme que ou você ama ou você odeia. O filme conta a história da personagem-antagonista-imortalizada Scarlet O'Hara. No início do filme, ela é uma garota mimada e orgulhosa, que vivencia a destruição de sua fortuna e terra, na Guerra Civil Norte-Americana, e acaba por enfrentar muitos desafios para re-erguer não só a si mesma, como a sua família e alguns amigos e, consequentemente, ter de volta a terra que tanto ama e defende, Tara. No meio do drama todo, há muitos romances vividos pela personagem de Vivian Leigh, mas o principal é o que ela vive com Rett Butler, personagem vivido por Clark Gable (o galã da época). Rett e Scarlet brigam do começo ao fim, é o talvez, típico "amor e ódio", que todos sabem estar presentes nos romances atuais.

É um filme que é considerado o melhor épico, maior bilheteria e etc, e ainda assim várias pessoas ficam relutantes em assistir. Não fique! Apesar de ser um filme longo (4 horas sem pausa), e com tragédias um pouco 'exageradas', ver como a protagonista evolui, os efeitos que o filme possui (para fazer a cidade queimando, eles realmente atearam fogo no set) e a grandeza que ele proporciona (a cena dos campo dos feridos da guerra foi feita com mais de 3000 figurantes e filmada com a ajuda de um guindaste) provocam emoções semelhantes aos das pessoas, que em 1932, assistiram esse filme no cinema. E que no fim, me faz pensar: "Por que não há mais filmes tão bons, como os de antigamente?"




3. Assim Caminha A Humanidade (1956)


Filme mostra a história de 3 gerações de uma família: a mudança em suas vidas e a construção da riqueza perante a indústria do petróleo. O casal principal é protagonizado pela Elizabeth Taylor (linda, óbvio) e Rock Hudson (lindo, óbvio), que estão em suas melhores atuações, Rock Hudson foi indicado a Melhor Ator, juntamente com James Dean, por esse filme. É um filme épico, com grandes locações, roteiro bem escrito e dirigido, e atuações menos teatrais que outros épicos. Mas o que faz Assim Caminha A Humanidade diferente, é mostrar a evolução de todos os personagens durante suas vidas, ou seja, é um filme que vai além de um período ou acontecimento na vida de suas personagens, mostra a constituição de família, mudança de pensamentos e atos, e a diferença entre gerações da época, diferenças entre 'pais e filhos' que não são muito diferentes dos 'pais e filhos' de hoje.



Comparado aos outros filmes, não é lá muito empolgante a história, poucas cenas de 'ação' (discussões e brigas, basicamente), o resto fica por conta de acontecimentos familiares internos e o poder da personagen de Elizabeth Taylor que aos (beeem) poucos vai crescendo e conseguindo expor suas idéias e opiniões, numa época ainda machista, mas que já estava (pouco) evoluindo a favor das mulheres. Assistindo a esse filme, penso em como pouca coisa mudou em relação a 1956 e hoje.
Esse é o meu TOP 3 de filmes Clássicos-Obrigatórios. E os seus clássicos-obrigatórios, quais são?

O post "Tapa-Buraco" varia entre letras de músicas e citações de livros, com a função de preencher um vazio de criatividade pessoal aqui no blog O.O entendeu? Não? Em outras palavras: eu não tinha idéia sobre o quê escrever, aí coloco alguma música ou livro que eu gosto, até pensar num assunto pra postar ;P


Bad Things (True Blood Tema) - Jace Everett


"When you came in the air went out.
And every shadow filled up with doubt.
I don't know who you think you are, But before the night is through,
I wanna do bad things with you.

I'm the kind to sit up in his room.
Heart sick an' eyes filled up with blue.
I don't know what you've done to me, But I know this much is true:
I wanna do bad things with you.

When you came in the air went out.
And all those shadows there are filled up with doubt.
I don't know who you think you are, But before the night is through,
I wanna do bad things with you.
I wanna do real bad things with you.

Ow, ooh.
I don't know what you've done to me, But I know this much is true:
I wanna do bad things with you.
I wanna do real bad things with you."


Bjinhos ^^